quinta-feira, 3 de dezembro de 2009


Orangotangos

A palavra Orangotango significa “pessoa da floresta”. Este animal viveem montanhas de áreas florestais das ilhas Indonésias Sumatra e Bornéu. Medem em média 1 metro até 1.50 metros e podem pesar 100 quilos.
Os machos são muito sociáveis, e só procuram as fêmeas uma vez por ano, na época seca. No acto sexual o macho fica com um aspecto muito peculiar, há um crescimento das “abas” laterais e no pescoço. Os machos acasalam frontalmente. Na floresta os orangotangos podem pular de galho em galho, usando os braços alternadamente.
As fêmeas vivem em grupos e os seus filhotes nascem após nove meses de gestação, passando a ficar agarrados aos pêlos longos das costas da mãe. Normalmente só nasce um filhote e raramente gémeos. No meio em que vivem, a taxa de reprodução torna-se reduzida, contribuindo ainda mais para o risco de extinção.
Os orangotangos alimentam-se de fruta, folhas, nozes, flores, mel e ás vezes comem terra, insectos, ovos e pequenos vertebrados. Obtêm a água a partir da vegetação e de acumulação de água em buracos das árvores e nos rios.
Há 10 000 anos atrás, os orangotangos estavam distribuídos por todo o Sudeste Asiático até ao Sul da China. Actualmente existem apenas 15 mil em Bornéu e 3 mil na ilha de Sumatra. O seu habitat vem sido destruído devido ao constante abate de árvores das florestas para a plantação de palmeiras (são usadas para a extracção de óleo de palma. Este óleo está presente deste uma simples bolacha até a um batôn). Estes animais também são capturados devido a interesses económicos. Assim as pessoas matam as progenitoras e ficam com as crias, para posteriormente as venderem. Numa região tão pobre economicamente, uma cria pode valer o mesmo que um salário ao fim do mês. Assim, estes animais passam a ser considerados animais de estimação. A situação é muito preocupante e se continuar este ritmo pode-se prever que os orangotangos correm o risco de desaparecer dentro dalgumas décadas (10 a 20 anos).
Actualmente, existe só uma única fundação em todo o mundo para salvar os orangotangos da extinção e proteger a floresta dos maus tratos que o Homem lhe dá. Esta fundação chama-se Borneo Orangutan Survival Foundation (Bos) e é responsável pelo resgate e reabilitação de centenas de orangotangos selvagens e órfãos, que foram deslocadas pela implacável destruição da floresta. o objectivo do BOS é reabilitar e preparar os orangotangos para uma vida em estado selvagem e, finalmente, devolvê-los floresta.