O Leopardo das neves faz parte da ordem Carnívora e da família Felidae, sendo que, o seu nome científico é Uncia uncia. Encontra-se, actualmente, distribuído pela Ásia Central, sendo o seu habitat áreas montanhosas e zonas alpinas com altitudes superiores a 3000 metros acima do mar. Durante o verão, podem ser encontrados em altitudes superiores a 5000 metros. Os locais onde os podemos encontrar, mais facilmente, são: o Tibete, a Índia, o Paquistão, o Nepal, os Himalaias e o monte Evareste.
Estes felinos têm uma das mais belas pelagens do mundo, é macia e espessa, constituída por pêlos longos e sedosos, com uma cor branco-acinzentada (com uma leve tonalidade amarelada) salpicada com rosetas e pontos cinza escuro. Esta pelagem é bastante importante para se esconderem ou camuflar na neve e caçar as suas presas por emboscadas.
A alimentação deste leopardo baseia-se no consumo de aves, de marmota, de lebre e de pequenos mamíferos como o carneiro selvagem.
Este belo ser encontra-se, nos nossos dias, na lista dos animais mais ameaçados de extinção, embora, habite em regiões remotas e de difícil acesso. A drástica queda que se verifica no seu número de indivíduos, deve-se ao facto de: os seus órgãos serem utilizados na medicina asiática para a produção de remédios e serem caçados furtivamente para o comércio, bastante lucrativo, das peles.
Imagine quantos animais devem ser sacrificados para cada casaco de pele… Costuma-se pensar que quatro seriam suficientes, porém, isso não acontece. Para se obter quatro couros sem cicatrizes e cujas manchas combinem em forma e em cor, dezenas de animais devem ser mortos. Conclui-se que, a moda é inimiga do leopardo.
A caça deste tipo de animais foi proibida, todavia, existem ainda bastantes pessoas que ignorando ou não o facto de esta espécie estar em vias de extinção a continuam a caçar, ilegalmente, devido, por um lado, ao gosto pela morte de seres vivos e por outro lado, porque esse é um negócio incrivelmente lucrativo.