É difícil não sobrestimar a reputação do enorme e majestoso grande tubarão branco (“great white shark”).É dos maiores predadores do oceano, um dos mais identificável em todo o mundo, graças à sua coloração única e atraente, os seus olhos negros e os ferozes dentes e mandíbulas, que vêm estampando há décadas nas capas das revistas.
O tubarão branco de nome científico Carcharodon Carcharias, pode atingir 7,5 metros de comprimento e pesar até 2,5 toneladas.
Geralmente, come peixes como leões-marinhos e focas, que por possuírem muita gordura no corpo permitem lhes ficar algum tempo sem se alimentarem. Por esse mesmo motivo são um dos “pratos” predilectos deste animal feroz. Também se alimentam de outros tubarões mais fracos ou velhos. Os mais velhos devido à sua experiência sabem identificar melhor quais as suas presas, motivo pela qual os seres humanos são maioritariamente atacados por tubarões mais jovens, no entanto estes rapidamente descobrem que nos não somos o seu melhor alimento, o que faz com que nos cuspam.
Podem também alimentar se de pequenas baleias, tartarugas marinhas e animais mortos. Encontram-se no topo da cadeia alimentar, sendo unicamente enfrentados pelas orcas.
Se necessário são capazes de dar grandes saltos para capturar as suas presas.
Possuem cerca de 3000 dentes de forma triangular e bordos muito afiados, organizados em diversas fiadas, que se substituem constantemente.
Quanto à sua reprodução são ovíparos e geram entre 2 a 14 filhos formados que podem chegar a 1,5 metros de comprimento. Como todos os tubarões, a fertilização dos ovos ocorre na fêmea, e elas os mesmos choca. Mesmo antes de nascer têm que saber defender-se sozinhos, e, após o nascimento nadam para longe da mãe.
O gigante branco é um dos tubarões com maior distribuição, devido à sua capacidade pouco habitual de manter a temperatura do corpo mais elevada do que a do ambiente que o rodeia, o que lhe permite sobreviver facilmente mesmo em águas muito frias. Embora seja raramente visto na maioria das águas costeiras, ele costuma ser encontrado por pescadores e mergulhadores. Conhecido pela sua curiosidade, os tubarões brancos costumam erguer a cabeça para fora da água, pois gosta de explorar e morder objectos estranhos, o que o torna perigoso para os humanos. Muitos especialistas em tubarões acreditam que os ataques a humanos sejam resultado desse comportamento exploratório, que pode facilmente tornar-se fatal em virtude dos seus dentes muito afiados e da força das suas mandíbulas. Os tubarões brancos são responsáveis pelo maior número de ataques fatais a humanos, principalmente a surfistas e mergulhadores.
A população de tubarões brancos está a diminuir motivo pela qual são actualmente protegidos em várias partes do mundo. Mesmo assim, ainda são caçados como troféus. O mercado negro especializado em mandíbulas e dentes destes magníficos animais tem emergido. Sendo este o motivo que está a causar a sua extinção.