quinta-feira, 15 de abril de 2010

Entrevista ao Professor Jorge Paiva



A palestra “Biodiversidade, Água e Vida!” orientada pelo Professor Jorge Paiva, suscitou no nosso grupo, S.O.S. Biodiversidade Por Um Fio, um conjunto de questões que despertaram no decorrer da mesma interesse e curiosidade.

Assim, por termos recebido opiniões positivas acerca deste encontro, achamos que seria do interesse de toda a comunidade escolar ter acesso às perguntas e às respostas colocadas, uma vez que o tema sensibilizou os participantes e se assumiu motivante.

Deste modo, seguem-se as respostas às questões colocadas:

1. Actualmente, fala-se bastante da necessidade das escolas incentivarem a educação ambiental. O que acha que deve ser feito em concreto para que os jovens possam crescer com a consciência de que é necessário proteger o planeta?

Fazer com que os alunos conheçam a Natureza, levando-os ao campo. Infelizmente, o nosso Ensino está cada vez mais teórico e não há tempo, nem dinheiro, para levar os alunos para o campo. Assim, a única solução é mostrar-lhes filmes sobre a Natureza e elucidá-los sobre a relevância da respectiva Biodiversidade para a nossa sobrevivência.

2. Na sua opinião quais são as principais causas da extinção de espécies no nosso país?

A destruição dos ecossistemas naturais, feita egoisticamente e estupidamente pela espécie humana.

3. Que medidas podemos adoptar individualmente para evitar a catástrofe que é a diminuição da biodiversidade?

Há muitas maneiras. Uma delas é não ter engaiolados animais de estimação (não de companhia, como gatos e cães), como aves raras, pequenas tartarugas, etc., etc. Outra maneira é sabermos andar na Natureza, não a destruindo, não a sujando, não fazendo barulho, não matando os animais sem ser por necessidade de os consumir, etc.

4. Acha que estão a ser feitos, no nosso país, os esforços necessários para que os rios deixem de ser poluídos?

Não. As nossas Reservas Naturais não só não têm pessoal suficiente, como também não têm estruturas para as conservarem e protegerem. O Ministério do Ambiente (de Governos sucessivos) tem defendido mais os interesses económicos do que o Ambiente, a Natureza e a Biodiversidade.

5. Há semanas deu uma notícia acerca da preservação das espécies através da criação de uma Arca de Noé que consiste em recolher o ADN das espécies em extinção e recria-las em laboratório. Qual é a sua opinião acerca deste tema?

A referida "Arca de Noé" já existe com os "Bancos de Sementes e de Germoplasma" que existem e Portugal tem um muito bom e importante, em Merelim, próximo de Braga. A dita "Arca de Noé", não é mais do que um Bancos desses, instalado na Calote de gelo do Ártico. Esses "Bancos" são importantíssimos para a preservação da Biodiversidade, particularmente das espécies em risco.



S.O.S. Biodiversidade Por Um Fio


Sem comentários:

Enviar um comentário