sexta-feira, 23 de abril de 2010

O Coquí Dourado




O Coquí dourado (Eleutherodactylus jasperi) é a única espécie ovovivípara conhecida da família Leptodactylidae. Este é uma pequeníssima rã, com aproximadamente 2cm, de cor azeitona-ouro ao amarelo-ouro, sem padrão.
O coquí habitava em Porto Rico, sendo característico de habitats tropicais/ subtropicais húmidos, restringindo-se a áreas rochosas.
Recebeu este nome pelos dois sons que fazem os machos e que soam justamente, como "co" e "quí".
A fêmea do coquí punha entre vinte e cinco a quarenta ovos de cada vez, em folhas de bromélias e os seus descendentes nasciam completamente formados, isto é, como adultos em miniatura. Esta forma de reprodução, revelava-se bastante vantajosa, permitindo-lhes a independência da água, o que noutras espécies revelava-se essencial para o seu desenvolvimento. Infelizmente, a espécie deixou de ser observada em 1981. Os investigadores sugeriram a doença fungal chytridiomycosis em combinação com mudanças climática como a causa provável para o declínio desta espécie. Mais tarde, a perda do seu habitat, devido à desflorestação e à agricultura intensiva, associada a uma baixa taxa de reprodução, foram apontadas como as principais causas da sua extinção.

Nota: Alguns naturalistas resistem a declarar extinção a esta espécie, contudo não se tem observado exemplares nos últimos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário